Respostas

A melhor resposta!
2014-02-24T12:27:21-03:00
PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga dois elementos em uma oração..
ARTIGO é a palavra que ANTECEDE o substantivo ex..o joão é inteligente. 
13 4 13
2014-02-24T12:42:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Preposições e artigos são palavras utilizadas para definir uma uma classe de palavras com a mesma função.
Provavelmente você confundiu a preposição "a" com o artigo "a", visto que não existem muitas semelhanças entre preposições e artigos.
Os artigos são classificados em Artigos Definidos (o, os, a , as) e Artigos Indefinidos (um, uns, uma, umas), podem varia em gênero, concordando de acordo com o substantivo (ex. o gato, a gata), e podem variar em grau, concordando com o substantivo (a escola, as escolas).
O artigo definido fala de forma específica a um substantivo conhecido do sujeito (Ex. Cadê a minha camiseta) neste caso, o sujeito procura uma camiseta em espedífico de sua posse.
O artigo indefinido se refere a qualquer substantivo pertencente aquela classe (Ex. Mãe, você sabe aonde tem uma camiseta limpa?) Aqui, o sujeito não se interessa por uma camiseta em específica, apenas deseja que ele esteja limpa. 
Comumente é dito que o artigo vem antes do substantivo. Isto é verdade, embora não seja sempre assim. Por diversas vezes pode haver um adjetivo ou pronome entre o artigo e o adjetivo. A função do artigo é basicamente tonar a palavra seguinte um substantivo.

Já as preposições não sofrem variações lexicais, por isso diz-se que elas são invariáveis.
Existem diversos tipos de preposições, por exemplo: de, para, com, em, sobre, a, etc.
A preposição "a" é sinônimo de "para".
Um bom meio de se diferenciar a preposição "a" do artigo "a" é substituir o "a" por "para", caso a frase permaneça com sentido, então o "a" é uma preposição, caso fique sem sentido, o "a" é um artigo.

Exemplos

Vou à escola
Vou para a escola
Neste caso o sentido permaneceu o mesmo.

Me empresta a sua bola?
Me empresta para sua bola?
Nesse caso a frase ficou sem sentido.



24 4 24