Respostas

2013-05-04T18:38:14-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

 

2x³ - 4x² + x - 1

 

Se x = 1/2, trata-se de um valor numérico.

 

- pode usar 1/2 ou 0,5 (1/2 = 0,5)

- não precisa transformar nada; só cuidar de usar a forma escolhia do número corretamente

- trata-se de um valor numéroco: não precisa mmc.

 

O procedimento é:

- colocar o valor numérico da variável em lugar da variável em todos od termos onde

   aparece;

- Realizar todas e cada uma das operqções indicadas

- somar algebricamente os resultados

 

Veja:

 

3(1/2)^3 - 4(1/2)^2 + 1/2 - 1

 

3(1/8) -4(1/4) + 1/2 - 1

 

3/8 - 1 + 1/2 - 1

 

3/8 + 1/2 - 2

 

neste momento precisa mmc por que tem soma de frações heterogeneas

 

mmc(8, 2) = 8

 

1/8(3 + 4 - 18)

 

1/8(- 11)

 

- 11/8

RESULTADO FINAL

 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-05-04T18:40:56-03:00

É necessário substituir o x pelo número dado. ( tirar o x e colocar o número 1/2)

 

entao temos 

2x3  - 4x2 + x- 1

2*(1/2)3 - 4*(1/2)2 + 1/2 - 1 ........... Primeiro é necessário resolver as potências 

2* 1/8 - 4* 1/4 + 1/2 - 1 ................. Multiplicação do numerador, mantendo o mesmo denominador

2/8 - 4/4 + 1/2 - 1 .......................... MMC

 2/8 - 8/8 + 4/8 - 8 .......................... OOperações

- 10/8 = -5/4 ( simplificado)

3 5 3