Para apresentar essas origens do mundo e das coisas, os mitos narram-nas em tres maneiras: relatam o nascimento de tudo a partir da relaçãosexual entre os seres divinos que governam o mundo e os homens( mitos sobre o nascimento dos titãs, dos heróis, dos homens, dos animais, dos materiais da natureza e das qualidades, como bem e mal, justo e injusto, o nascimento do amor attravés do mito de Eros...), da luta entre seus deuses que afeta o mundo humano( o ciúme das deusas na origem da Guerra de Tróia, por exemplo), e das alianças destes com os homens( o mito de Prometeu, que protegia os homens e lhes da a "luz divina" como presente. Como eram compreendidas ssas genealogias. Com base no texto acima assinale a correta.

A-Cosmogonias e teologia

B-Teogonias e mitologia

C-Cosmogonias e teogonias

D-Filosofia e mitologia

E-Teogonias e filosofia

Pessoal me ajudem por favor, é urgente!

1

Respostas

2013-05-04T20:24:04-03:00

Penso que seja a letra C)

A razão pela qual digo isso é que teogonia significa Teogonia (theos = deuses) e teogonia seria a origem dos deuses através dos mitos.

Observando o enunciado percebe-se muito bem quando ele fala que o mundo foi criado através da relação sexual entre os seres divinos e os mortais(humanos).

O que prova que o que está relacionado é a teogonia origem do universo através dos Deuses .

Além disso,a cosmogonia fala a respeito da origem ou formação do universo em que vivemos, ou seja, da sua constituição, ordem e estrutura. Seja no campo científico, religioso e mitológico.

Observe que o texto menciona a ordem e a estrutura ", como bem e mal, justo e injusto, o nascimento do amor attravés do mito de Eros...)"

 

Penso que a b) se torna invalida já que dentro da definição de mitologia "encaixa-se" a cosmogonia por isso optei pela c)

 

 

Não pode ser filosofia,cosmologia pois ai seria uma explicação racional sobre o universo o que através de uma interpretação do texto não satisfaz a questão.

 

Espero ter ajudado

1 1 1