Respostas

2014-02-25T11:52:05-03:00
Maria, a artes plásticas (pintura e escultura, sobretudo) nasceram já no preíodo pré-histórico, quando o homem passou a pintar com tinta, que obtinha sobretudo de plantas, nas cavernas onde ainda vivia e aonde, em período posteior, mas ainda pré-histórico, ia somente para a fatura dessas pinturas que, segundo a teoria, ainda hoje dominante, de um Padre, cujo nome ora não me lembro, tinha caráter propriciatório - e evidentemnete de conhecimento dos animais a serem caçados.
As cavernas cujas paredes estão mais aquinhoadas com essas pinturas são as de Lascaux no Sudoeste, se não me engano, da França e a de Altamira já na Espanha.
Temos também as esculturas que ressaltam as partes repordutoras e nutirentes das mulheres, a que se chamaram Musas. O exemplo mais conhecido é o da Musa de Willendorf.
E' interessante notar que ao surgimento e desenvolviemento, da arte na (pré-)história corresponde o surgimento e desenvolvimento da arte infantil, de tal maneira que a ontogênese (grego clássico: onthós: ser (individual) retoma a filogênese, ou seja: do grego clássico philos: o conjunto dos seres considerados pela sua parecença etc.
A esse aspecto a psicologia infantil e a do desenvolvimento deveriam estar muito mais atentas nos dias de hoje, de modo a poder ter como pleanemtente assente que, antes dos doze anos, a criança deveria ter a possibilidade, para se tornar um ser atento a seu derredor e, a partir daí, a tudo, de molde a ser capaz de estruturar as primeiras estrururas de uma cultura harmôminca e coerente (mas não meramente propedêutica; O livro de Victor Lowenfeld, "El ninõ y su arte" trata maravilhosamente disso), e apenas então, depois dos doze, entrar naquela "lenga" de informações e mais informações que matam a infância a cada dia mais cedo e, logo, o homem enquanto alma.
Na pré Historia , e foi no periodo em que o homem começou apintar .
2014-02-26T11:45:48-03:00
Surgiu no periodo da pré-história . quando os primatas desenhavam nas cavernas
Apenas a união e simples de diversos elementos e substâncias quimicas e capaz de preoduzir um organismo
o que difine um ser vivo