Respostas

2014-02-25T16:24:14-03:00
Houve a Tribuna da Plebe onde os plebeus exigiam mais participação na política romana. E com isso conseguiram implementar representantes da classe no governo.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-02-25T16:54:18-03:00
Na época das lutas sociais (mais precisamente no ano de 494 a.c) conta-se que houve uma revolta em que todos os plebeus se retiraram para fora da cidade. Um embaixador patrício veio ao grupo, convocando-o de volta a Roma.
Os plebeus voltaram, mas com condições grandes:
1- Comitia Tributa- Assembleia de plebeus que lutava pelos seus direitos.
2-Tribuno da Plebe- Magistrados que lutam pelos direitos dos plebeus. Alguns historiadores os dão em número de 2, outros de cerca de 8 ou 10.
3- Lei das doze tábuas- Conjunto de leis feita pelos plebeus para evitar os abusos das leis orais patrícias. Exemplos: Lex Canulea permitia o casamento entre patrícios e plebeus, Lex Licinia permitia o acesso dos plebeus as magistraturas, etc.
1 5 1