Respostas

2014-02-25T19:30:25-03:00
Aquele que tem prazer no que faz
1 5 1
2014-02-25T19:39:17-03:00
Filosofia - Palavra grega, é composta por Philo, que origina-se de philia e que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, e Sophia que quer dizer Sabedoria.

Bom, em meus conceitos adoro dizer que Filosofia significa Amor pelo Saber, ou pelo Conhecimento.

Foi Pitágoras de Samos que inventou a palavra Filosofia, para ele a sabedoria completa de tudo pertence aos deuses, e aqueles homens que a desejam ou que buscam essa sabedoria são considerados Filósofos. Pitágoras, que viveu no século V antes de Cristo, dizia que o filósofo não era uma pessoa movida por interesses comerciais, não era alguem que queria aprender pra poder comercializar seu conhecimento, mas era apenas alguém em busca do saber, possuindo o desejo de observar e responder as questões relacionadas a origem de tudo. 

Mas, foi Tales de Mileto o primeiro Filósofo. E a Filosofia, segundo os historiadores, nasceu no final do Séc. VII e início do Séc. VI a.C. na Ásia Menor, em Jônia na cidade de Mileto, e a Filosofia nasce como Conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, o que é chamado de cosmologia.

Tales de Mileto, filósofo e matemático grego, teria introduzido na Grécia os fundamentos da geometria, trazidos do Egito. E ficou muito famoso em sua época, por prever um eclipse total do Sol (provavelmente o de 585 a.C.).

Assim, podemos entender um pouco sobre Quem deu inicio aos estudos da Filosofia e Quem inventou esse nome tão Objetivo.

Um pouco sobre o que penso:
Filosofar é buscar o Conhecimento, talvez não o conhecimento total, como dizia nosso amigo Pitágoras, o conhecimento total pertence aos deuses, mas "sempre buscar algo", sempre querer aprender mais, conhecer mais sobre os "Por quês" que estão em nosso pensamento: o Por que disso? o Por que daquilo? Por que somos assim? Por que sentimos isso?... 
A verdade não é algo que pertence à alguém, mas é o que buscamos e que está diante de nós e quem não tem o desejo de "filosofar" ou de aprender, não consegue contemplá-la.