Respostas

A melhor resposta!
2014-02-26T15:01:06-03:00
Os critérios podem ser os mais diversos o que acarreta em diversos tipos de regionalização. Aspectos físicos( clima, vegetação), aspectos demográficos, aspectos políticos e econômicos são exemplos dos critérios mais utilizados. Aqui no Brasil o IBGE é a entidade responsável pelas regionalizações oficiais desde 1942.

2 5 2
2014-02-26T15:06:20-03:00
Um é o critério geológico, que considera a história natural do planeta. Assim a Terra é dividida em continentes e oceanos, como a Europa, América, Ásia, Oceania, África, entre outros.
O outro critério e o antropológico ou socioeconômico que considera a forma como as sociedades ou países vivem de acordo com os sistemas econômicos adotados ou nível de desenvolvimento. Assim divide-se o a Terra em três "mundos" Primeiro Mundo(capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos). Essa classificação no entanto está em desuso. A tendência atual é considerar apenas países desenvolvidos e subdesenvolvidos, sendo que nesse grupo há um subgrupo, dos em desenvolvimentos ou emergentes, entre os quais o Brasil.