Qual a diferença entre eucromatina e heterocromatina

Eucromatina e heterocromatina são estados da cromatina. . A heterocromatina é quando a cromatina (DNA + proteínas histônica e não histônicas) está condensada, ou seja, os genes estão inativados, pois o próprio grau de condensação constitui uma barreia à transcrição. Já Já a eucromatina é a região eletron lúcida correspondente à cromatina descondensada, ou seja, os genes estão ativados, podendo ser transcritos. juliabitencourt
Peça mais detalhes ao usuário Sheylasantos44

Respostas Sair

Eucromatina e heterocromatina são estados da cromatina. Esses estados só são observáveis à microscopia eletrônica do núcleo, na qual a região eletron densa (preta, escura) constitui a heterocromatina e a eletron lúcida (branca, clara), a eucromatina. A heterocromatina é quando a cromatina (DNA + proteínas histônica e não histônicas) está condensada, ou seja, os genes estão inativados, pois o próprio grau de condensação constitui uma barreia à transcrição. Já a eucromatina é a região eletron lúcida correspondente à cromatina descondensada, ou seja, os genes estão ativados, podendo ser transcritos. 
A quantidade de heterocromatina e eucromatina presentes em um núcleo depende da função celular, fase do ciclo celular, tipo de célula... Por exemplo, células no período S da interfase apresentam DNA descondensado, portanto com mais eucromatina, para que a replicação ocorra. 

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas