Respostas

2014-02-26T22:15:40-03:00
Segundo a História, a partir da data mais antiga de que se tem notícia, a Mesopotâmia foi ocupada por uma povo chamado de Sumérios. O termo Sumer é usado para designar a parte sul da Mesopotâmia, região que parece ter sido primeiramente ocupada. Segundo as descobertas da arqueologia, tal civilização (de civis, cidade), data de cerca de 5000 AC. Contudo, somente a partir de 3000AC é que se pode ter a certeza da existência de uma civilização urbana naquela área. Uma civilização predominantemente agrícola e bem organizada socialmente. Construíram canais e sistemas de irrigação. Objetos retirados de escavações mostram que eram muito habilidosos nos trabalhos com metais, como o cobre, ouro e prata. Inventaram a escrita cuneiforme, e tiveram como suas principais cidades: Kish, Uruk e Ur. 
Contudo os sumérios, que não falavam uma língua semítica, conviviam na mesma região da Mesopotâmia com um povo semita. Desde os tempos mais remotos que os sumérios conviviam com os semitas, que também estavam presentes no norte. Um povo cuja força cresceu e foi estabelecida, em cerca de 2340 AC, a dinastia Acádia. Sargon é tido como tendo sido o primeiro a estabelecer uma larga organização imperial sobre a Mesopotâmia. Este processo parece ter fortalecido a mistura de raças entre os sumérios e os semitas. È reconhecido que este povo experimentou um momento áureo durante a terceira dinastia de Ur, em cerca de 2060 AC. Esta dinastia caiu em cerca de 1950 AC, sendo vencida pelos Amoritas e Gutis, uma tribo de Elam, e os sumérios não teriam mais conseguido impor sua hegemonia. 
Com a ascensão de Hamurabi, o controlo da região passou à Babilônia, e os sumérios, como nação, teriam desaparecido. 
6 2 6
2014-02-26T22:16:38-03:00
Nas regiões destes rios surgiram as primeiras civilizações(primeiro na mesopotamia-tigre e eufrates-e depois o Egito-Nilo)
explica mais detalhadamente?
para eles obterem água
sim...as primeiras civilizações surgiram na mesopotamia(entre o tigre e o eufrates), surgiram nas margens dos rios pois possibilitava a agricultura, com isso eles abandonaram o nomadismo
Ah,entendi. obrigada :))
;)