Marcelo e Renato têm juntos 360 figurinhas. Se Marcelo der 40 a Renato, eles ficarão com igual número de figurinhas.O número de figurinhas de Renato, inicialmente, era:
a) 140
b) 200
c) 160
d) 220

2
M+R=360
M-40=360/2
R+40=360/2
M-40= 180
R+40= 180
180-40=R
R=140
muito obrigada :)

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-27T01:32:30-03:00
Perceba que se os dois irão ficar com a mesma quantidade de figurinha cada um vai ficar com 180, pois 360/2=180. Além disso, pelo enunciado, vc sabe que, depois de receber as 40 de Marcelo, Renato ficará com 180, ou seja x+40=180. Sendo x o numero de figurinhas inicial de Renato. 

Agora é só resolver:
 x+40=180
x=180-40
x=140
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-02-27T01:41:19-03:00
Cada um ficara com 180 pois 360÷2=180
1 2 1