01)ao se misturar um pouco de sal de cozina(NaCl) em um copo com agua , o sal 'desaparec'.o mesmo ocorre cm o acucar.por outro lado,se tentamos a ver,claramente,goticulas na agua.ou seja,o azeite não 'desaparece'como se explicar esses diferentes comportamentos de substancias?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-27T09:45:37-03:00
Quando misturamos o sal ou o açúcar com a agua, vira uma solução, pois eles se dissolvem na agua isto é uma solução homogênea. Já o azeite o óleo, não se dissolvem na água, isso é uma substancia heterogêmea  .
1 5 1
2014-02-27T10:00:46-03:00
Algumas substâncias, que dissociam com facilidade em água, isto é, apresentam a finidade com a água, e são chamadas de hidrofílicas, como é o caso do sal e do açucar. Os óleos e muitos outros hidrocarbonetos, não apresentam esta afinidade, tido como apolares (hidrofóbicos), e não se misturam em água.