Respostas

2013-05-06T19:37:27-03:00

Anamorfose, do grego, “formando de novo”, ela é usada em vários setores do conhecimento como a matemática, a óptica e também nas artes plásticas. Em Geografia usamos essa técnica para representar cartograficamente temas e visualizá-los de forma diferente da habitual. A superfície de cada território cartografado vai variar proporcionalmente segundo a variável, como por exemplo: a população, o PIB, a exportação de produtos manufaturados, a mortalidade, etc. A análise comparativa torna-se, assim, evidente, resumindo, as anamorfoses geográficas são mapas esquemáticos, que não apresentam escala cartográfica. Nessas representações as áreas sofrem deformações que são matematicamente calculadas.

3 1 3
2013-05-06T19:40:54-03:00

Anamorfose é um tipo de cartografia temática onde a sua preocupação central não é a precisão do tamanho ou do formato das áreas representadas, mas, sim, a expressão dos dados, é possível até desprezar as formas e tamanhos originais, mudando-os conforme os valores de tais dados.

 

O anamorfismo é interessante para representar dados em seu aspecto quantitativo, sendo que o tamanho das áreas representadas é representado de forma proporcional aos dados considerados.

 

Espero ter ajudado ;).