Respostas

2014-02-27T17:14:51-03:00
Eletroscópio é um aparelho que permite identificar se um corpo está eletrizado ou não, geralmente são constituídos por duas hastes, uma vertical e uma horizontal presa à vertical, na haste vertical é amarrado um fio isolante que é preso a uma bolinha boa pra conduzir eletricidade. Quando um corpo carregado se aproxima da bolinha ela movimenta indicando assim que há carga naquele corpo.
25 3 25
2014-02-27T17:50:46-03:00
O eletroscópio é um aparelho destinado a identificar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado.
Os tipos mais comuns de eletroscópios são o pêndulo eletroscópico e o eletroscópio de folha. Para verificar a existência dessa carga elétrica e a propriedade de repulsão entre cargas é que o eletroscópio é utilizado.
A idéia principal de funcionamento do eletroscópio é fazer com que as cargas elétricas em excesso no seu interior sejam divididas em duas quantidades aproximadamente iguais, que por sua vez são guiadas a duas partes móveis e próximas do aparelho.
Devido à mobilidade dessas partes e ao fato delas estarem carregadas com o mesmo tipo de carga, elas se afastarão uma da outra.
Isto permite mostrar de forma visível a repulsão entre cargas de mesmo sinal
12 3 12