Respostas

2014-02-27T17:52:49-03:00
Fonema é a menor unidade sonora capaz de diferenciar o significado das palavras. Ou seja, é o som. ex: chuva- 5 letras e 4 fonemas
1 1 1
2014-02-27T18:05:08-03:00
.Fonemas- São unidades sonoras. 
Os dígrafos são duas letras que representam um só fonema.
Exemplo:
 mesa = 4 letras 4 fonemas 
janela= 6 letras 6 fonemas 
Existem também letras que representam mais de um fonema
Exemplo:
Fixo :4 letras 5 fonemas 
Nós escrevemos Fixo mais escutamos [fikso]
Noticia: É formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Factos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. 
Características: 
 * Manchete ou título principal – Com vistas a despertar o interesse do receptor, apresenta-se de forma bastante evidente, geralmente grafada (o) em letras garrafais ou até mesmo numa dimensão maior que o restante do texto.
* Título auxiliar – Como bem nos retrata o adjetivo “auxiliar” tem por objetivo acrescentar informações adicionais às já expressas pela manchete, tornando-a ainda mais atrativa.
* Lide (termo oriundo do inglês lead) – Este corresponde ao primeiro parágrafo. Normalmente revela alguns elementos fundamentais que viabilizam o perfeito entendimento do discurso, sempre procurando responder a perguntas básicas, tais como: onde aconteceu o fato? Com quem? Como? Quando? Por quê? O que ocorreu?
* Corpo ou texto da notícia – compreende o discurso propriamente dito, revelando de forma detalhada o fato exposto.