Respostas

2013-05-07T13:50:38-03:00
Taylorismo (1856-1915) -  sistemas técnicos que objetivam a otimização do emprego da mão-de-obra de modo a aumentar a racionalização do movimento e evitar a ociosidade e a morosidade operária. Fordismo(1863-1947) -  no sistema produtivo, pois a sua população não teve acesso ao consumo dos produtos gerados pela indústria de produção em massa.
A essência do fordismo é baseada na produção em massa, mas para isso é preciso que haja consumo em massa. Outra ideologia particular é quanto aos trabalhadores que deveriam ganhar bem para consumir mais. Toyotismo(1945 -atual) – também um processo industrial, agora regulado por tarefas diárias, utilização de pequeno estoque, altos índices de terceirização. O espaço industrial é descentralizado, as peças são entregues diariamente e o controle sobre todo processo é mais dinâmico e simplificado.

Keynesiana (1980 - atual) - A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulado como pensam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" (animal spirit no original em inglês) dos empresários. É por esse motivo, e pela incapacidade do sistema capitalista conseguir empregar todos os que querem trabalhar, que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.

A teoria atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário minimo, do seguro desemprego, da redução da jornada de trabalho (que então superava 12 horas diárias) e a assistência médica gratuita.
2 3 2
2013-05-07T16:01:56-03:00

Olá, Cláudia.

 

TOYTISMO: um modo de organização capitalista que é originária do Japão.

FORDISMO: sistema de gestão e produção em massa feito por Henry Ford.

KEYNESIANISMO: é um conjunto de ideias com o objetivo de pleno emprego.

TAYLORISMO: é uma concepção de produção feita por Taylor.

 

Espero ter ajudado, fiz um ''resuminho''.

1 5 1