Respostas

A melhor resposta!
2014-03-01T18:00:05-03:00
Em parte, essa é uma questão fácil. Se você chutar (o que não é recomendado), você teria apenas 2 alternativas prováveis. Por quê? Da primeira à terceira alternativa, estão considerado massas extremamente grandes para um átomo de hidrogênio. Sobram apenas a alternativa D e E. Mas como descobrir?

Sabe-se que o hidrogênio tem massa atômica igual a 1. Ou seja, 1 mol de hidrogênio tem 1 grama. Nessa parte, você precisa ter um conhecimento básico de cálculos químicos e o que é mol. Sabendo isso, prosseguimos: 1 mol de qualquer coisa é igual a 6,02.10²³ de qualquer coisa. Ou seja, em 1 grama de hidrogênio (1 mol), você tem 6,02.10²³ átomos. A partir disso, é a apenas regra de três:

1g - 6,02.10²³ átomos
x    - 1 átomo

x = 1,7.10-^24 (aproximadamente)

Quando você divide 1 por 6,02.10²³ dá um número gigantesco em torno de 1,661129568106312292... e assim por diante. Dessa forma, foi necessária a aproximação.
2 5 2
2014-03-02T04:21:06-03:00
Sabendo que 1 mol corresponde a massa de 6,02 .10^23 partículas e que 1 u = 1 g/mol e ainda que o H=1 u

basta dividir 1 u / 6,02*10^23    = 0,1661  --->   -23 +(-1)   1, 7 . 10 ^-24 g letra E