Respostas

2014-03-01T19:43:14-03:00
X = 18
4 = 8

8x = 72
x = 9

x = 18
10 = y

9 = 18
10 = y

9y = 180

y = 20

y+x = 
9+20 = 
29
A melhor resposta!
2014-03-01T20:04:05-03:00
Pelo teorema de Tales
x/18 = 4/8 ==> x/18 = 1/2  ==> 2x =18 ==> x =9

temos ainda

y/10 = 8/4 ==> y/10 = 2 ==> y = 20
logo x + y = 29
De outro modo: Observe que os segmentos de uma reta é a metade da outra (8/2 = 4)
assim x = 9  e y =  20  ==> x + y = 29
1 5 1