No caderno, indique as afirmativas corretas.

a) No estado sólido , as partículas (Átomos e moléculas) Não se movimentam.
b) Os alimentos conzinham mais rápidamente na panela de pressão do que na panela aberta.
c)Quanto maior altitude, maior o ponto de ebulição
D) Na panela de pressão, o ponto de ebulição da água é maior doque na panela aberta.
E) Durante a fusão do gelo , a temperatura da água permanece constante.
f) Os líquidos possuem maior compressíbilidade do que os gases.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-03T10:54:45-03:00
A) No estado sólido há pouco movimento das particulas, pois elas estão mais próximas e têm maior interação, porém não se pode dizer que não há movimentação, pois as partículas estão sempre em movimento.

b)Sim, pois com maior pressão, a água atinge maiores temperaturas sem ferver, cozinhando mais os alimentos.

c)Sim, pois com pressão menor, a temperatura de ebulição diminui. (ver o gráfico anexado que mostra a variação de temperatura de ebulição com a pressão)

d) sim, com o aumento da pressão, a temperatura de ebulição aumenta.

e)sim, em todas as alterações de estado físico, a temperatura é constante.(ver gráfico)

f)Se entendi certo, não. devido à organização das partículas. 
18 4 18
2014-03-03T10:56:24-03:00


as corretas são:

letra a:Devido a grande atração existente entre as partículas da matéria no estado solido elas não conseguem se movimentar

letra b:por que a agua fervida na panela de pressão fica a uma temperatura superior aquela fervida numa panela comum

letra e :no momento em que agua começa o seu estagio de derretimento a sua temperatura e preservada e se mantem constante até que o gelo se transforme totalmente em água e então a temperatura volta a subir

o restante são falsas:

c:Quando a altitude aumenta mais difícil e para um liquido tornar-se vapor pois quanto maior a altitude menor a pressão exercida pelas moléculas.

d: O ponto de fusão não se altera ,seja uma substancia em panela de pressão ou em panela comum a temperatura de fusão será sempre a mesma ,o que acontece e que em uma panela de fusão a temperatura se eleva mais rapidamente e consequentemente o solido também atinge o seu ponto de fusão mais rapidamente.

f:Os gases são mais compressíveis que os líquidos por causa da desorganização de suas molécula.


11 4 11