Respostas

2014-03-03T10:52:44-03:00
As cruzadas possibilitaram o contato entre os produtos das Índias e os da Europa ocidental( principalmente Inglaterra). Além disso, para as batalhas, eram produzidos mais produtos que o necessário imediatamente, dessa forma o que não era levado nas expedições e sobrava nos feudos foi chamado de excedente. Veja que o acúmulo de produtos, unido às especiarias oriundas de outros lugares tornavam os produtos difícil de serem apreçados e, ao mesmo tenpo, desejados pelas pessoas de vários feudos. Os pequenos mercadores desses produtos saiam de seus próprios castelos para ir a outros vender o produto por moedas de prata, ouro ou bronze. Tem -se aí o comércio renascido.
1 5 1
2014-03-03T12:04:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

a) As cruzadas não conseguiram conquistar Jerusalém para os cristãos, mas abriram as rotas de comércio no Mar Mediterrâneo, possibilitando aos italianos controlar esse acesso marítimo e o comércio relacionado, auxiliando a colocar fim no isolamento europeu do período feudal, resultando nos elementos que possibilitaram o desenvolvimento de uma nova ordem social;


b) As especiarias orientais com as quais os cruzados entraram em contato acabavam por estimular o interesse e o desejo de consumo na Europa por tais produtos tão caros e raros quando eles retornavam, como o açúcar e a pimenta. Nesse aspecto, isso estimulou o renascimento e o lucro necessário para que os enormes custos envolvidos nas grandes navegações fossem compensador, possibilitando o encontro do continente americano, bem como o alto preço do açúcar, elemento chave para viabilizar a colonização / invasão do território que se tornaria o Brasil;

c) Com a enorme riqueza que as cidades obtinham de seu monopólio no acesso e na venda das especiarias orientais, houve tanto dinheiro que homens italianos riquíssimos, os mecenas, pagavam artistas, cientistas, filósofos e poetas para produzissem obras que os "imortalizassem", na linha da ostentação de suas riquezas e atributos. Para se diferenciarem, os artistas buscaram inspiração nas antigas estátuas e pinturas da Antiguidade Clássica, resultando no Renascimento.

Bons estudos!

2 5 2