Respostas

2014-03-03T19:15:58-03:00
A introdução deve apresentar a ideia geral do trabalho , aquilo vai ser falado , resumidamente . Na conclusão você deve fazer suas disposições finais , dando ênfase ao conteúdo que você quis passar ao interlocutor. 
A melhor resposta!
2014-03-03T20:45:47-03:00
É o último parágrafo, neste parágrafo deve ser exposta sua opinião pessoal a respeito do tema abordado. 

Pode-se utilizar expressões iniciais do tipo: 
- "Assim,..." 
- "Portanto,..." 
- "Mediante os fatos expostos,..." 
- "Dessa forma, ..." 
- "Diante do que foi dito ..." 
- "Resumindo, ..." 
- "Em suma, ..." 
- "Em vista disso, pode-se concluir que ..." 
- "Finalmente, ..." 
- "Nesse sentido, ..." 
- "Com esses dados, conclui-se que ..." 

Pode-se fazer na conclusão uma: 
- sugestão 
- advertência 
- afirmação 
Dicas de RedaçãoNuma redação dissertativa-argumentativa, não use a 1ª pessoa do singular (Eu). Prefira usar os verbos na 3ª pessoa do singular (Compreende-se ..., percebe-se ...). 
Em cada parágrafo, procure elaborar de dois a três períodos. Não faça períodos longos nem curtos. 
Não use gírias nem provérbios. 
Não use etc. nem reticências. 
Use anáforas, catáforas, hiperônimos, hipônimos, perífrases e antonomásias para atribuir coesão a seu texto. Ao escrevermos um texto, utilizamo-nos de vários elementos de referenciação como: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, assim como apostos, hiperônimos (palavras de idéias gerais – "instrumentos", "ferramentas", ...), hipônimos (palavras de idéias restritas – "violão", "martelo", ...), perífrases ("a Cidade Maravilhosa" para substituir, por exemplo, "Rio de Janeiro"), antonomásias ("Poeta dos Escravos" = Castro Alves) entre outros artifícios lingüísticos. 
Não repita palavras ou expressões. Use sinônimos. 
Só use exemplos que sejam de domínio público, portanto apenas aqueles que tenham saído na mídia: jornais, revistas, ... 
1 5 1