Respostas

A melhor resposta!
2014-03-03T23:06:34-03:00
Porque "nós" somos o complemento verbal necessário ao entendimento do verbo "ser".
A ideia da frase é de que a esperança é a gente. Mas a frase não poderia ficar "A esperança é nós", porque, nesse caso, haveria um erro gramatical de concordância verbal. "Nós" é um pronome do plural. Qualquer verbo que esteja relacionado a este pronome deve concordar em número com ele, ou seja, deve sempre estar também no plural. Por isso, nessa frase, para a ideia de a esperança sermos nós, o verbo "ser" teve de flexionar-se ao plural. 
Espero mesmo que tenha entendido a explicação. Se não, pode comentar aqui que eu explico novamente.
Abraços.
2 5 2
2014-03-03T23:09:46-03:00
Porque tem que ser feita a pergunta "quem?" para o verbo, no caso a pergunta seria "quem somos nós?" e a resposta seria "a esperança", sendo assim o sujeito é A esperança.
1 5 1