Os viroides são estruturas ainda menores do que os vírus,não possuem capsídeo proteico ou envelope e seu genoma é constituído por uma fita simples do RNA,com algumas dezenas de bases nitrogenadas.Tais viroides atacam principalmente células vegetais,como as das batata e do tomate.como RNA não é capaz de sintetizar proteínas,explique de que forma o viroide consegue participar negativamente da regulação gênica do organismo hospedeiro.

2

Respostas

2014-03-04T12:17:08-03:00
Da mesma forma que os vírus entram no organismo,eles precisam injetar seu material genético na célula, e existem três formas de fazê-lo:
1- Injetar o material genético, sem entrar nela;
2- Entrar dentro da célula, fundindo-se à membrana plasmática;
3-Ser "engolida" pela célula através da fagocitose.

Depois de injetar o material genético, este é incorporado ao do hospedeiro, que se multiplicará levando consigo o material genético do parasita. Isso é negativo para o hospedeiro porque pode tornar sua célula muito diferente do que deveria ser, causando doenças como resfriados, AIDS e câncer.

Obs.: Nos casos dos viroides, que infectam apenas plantas, também provocam muitas doenças nas mesmas. As que eu citei acima referem-se apenas a seres humanos.

4 5 4
2014-03-04T21:58:44-03:00
Os viroides causan doenças por onde passa ele se acumulan principalmente em plantas por serem muito pequenos eles tem de penetrar no nucleo da membrana plasmatica para melhor se locomover
1 1 1