Alguém poderia me ajudar com a seguinte questão?

Quanto a incidência dos raios solares dobre a Terra, é correto afirmar que:
a) no Ártico no solstício de verão no hemisfério Norte, o sol só estará a pino no dia 21 de junho, ocasião do fenômeno do sol da meia noite.
b) em Porto Alegre, a sombra de um indivíduo desaparecera ao meio dia solar, no momento dos equinócios.
c) na cidade de São Paulo, mais exatamente no local por onde passa o trópico de Capricórnio, o sol encontra-se a pino ao meio dia, hora solar no solstício de verão.
d) na Antártida, em nenhum momento haverá o sol a pino meio dia, em função da elevada altitude.
e) o sol estará a pino somente uma vez ao ano nas cidades localizadas entre os trópicos.

Eu gostaria que me explicassem o porque de cada alternativa ser falsa ou verdadeira. Me ajudem por favor! Obrigada >.<


2

Respostas

2014-03-04T14:10:17-03:00
Resposta a ............
Obg, mas saberia me explicar? Tenho dúvidas nesse assunto .-.
A melhor resposta!
2014-03-04T21:19:45-03:00
A resposta A é correta porque na antártida acontece esse fenômeno chamado sol da meia noite.Em que ficam 6 meses de luz e 6 meses de escuridão.
A letra  B e  C  estão incorretas, porque aqui no Brasil não acontece esse fenômeno.
A letra D também está incorreta, porque a Antártida não é uma zona tropical, então não vai acontecer o sol a pino,mais não por causa da função elevada da altitude.
A letra E está incorreta, porque o sol estará a pino 2 vezes ao ano.
Espero ter ajudado!!!! :)
3 3 3