Respostas

2014-03-04T13:57:05-03:00
Ácidos ,Bases ,Sais  e Óxidos
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-04T14:28:42-03:00
Ácidos
Para uma substância ser considerada ácido, ela deve ter o cátion H+ e um ânion qualquer, no qual representaremos por X. O ânion X pode ser um oxiânion, e nestes casos, a substância denomina-se oxiácido, caso contrário, trata-se de um hidrácido. Ainda existe a possibilidade de ser um tioácido, teluroácido ou selenoácido, no caso de o oxigênio ser substituído por outro calcogênio. Representaremos por a o módulo da carga do ânion, que é equivalente à quantidade de cátions hidrogênio no ácido. Genericamente, os ácidos seguem a seguinte equação:
Note que a dissociação ocorre na presença de água. Alguns autores consideram que tais substâncias são somente ácidas em solução aquosa (senão tratam-se de ânions de hidrogênio). Para diferenciar o ácido do ânion de hidrogênio basta acrescentar (aq) - que significa aquoso - à fórmula química do ácido. Conforme o valor de a, os ácidos são classiificados:
1 - monoácidos (ex.: HF(aq));
2 - diácidos (ex.: H2SO3(aq));
3 - triácidos (ex.: H3PO3(aq)).

E lembrando que há 4 funções inorgânicas, que são :
1 Ácido
2 Bases 
3 Sais
4 Óxidos 

 E também existem os principais ácidos como por exemplo:
- Ácido Sulfúrico 
- Ácido Nítrico
- Ácido Carbônico
- Ácido Clorídrico
 ETC... de Ácidos.
Lembrando que são 8 Ácidos principais. 



3 5 3