Tarefa

Foto de perfil do usuário marilyaalvesce

Faça a distinção entre os conceitos de Estado e nação .

por Marilyaalvesce

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Marilyaalvesce

Respostas

Respostas

1
Foto de perfil do usuário anarafaellasoph
A melhor resposta! Anarafaellasoph respondeu
Estado é um conjunto de pessoas organizadas politicamente, em um território definido, regidos por leis comuns a todos onde a lei máxima geralmente é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo soberano reconhecido internamente e externamente. 
O conceito de nação extrapola essa perspectiva política, estando intimamente ligado a fatores tais como tradições culturais comuns como religião, língua ou origem étnica, elementos histórico geográficos e principalmente pelo sentimento de coesão dos indivíduos em torno de objetivos comuns, e apesar de preservada a invidualidade de cada membro da nação, todos agem como se tivessem uma mesma origem e seguissem um mesmo caminho, como se trilhassem um destino comum. 
Érica, é verdade que tudo o que une os indivíduos em torno de um sentimento de nação os leva a defender o seu direito de autodeterminação, lutando pelas condições tais que possam manifestar-se como nação. 
Pode existir um sem o outro? Sim! 
Veja o caso dos ciganos, por exemplo: uma nação nômade, vivendo distante de seu território de origem a tanto tempo ao ponto de não possuirem identidade territorial com lugar algum, eles não sonham com sua terra prometida e muitos grupos não se sentem representados pelos Estados onde estão. 
Isso vale também para muitos povos indígenas, grupos com forte sentimento de nação que muitas vezes não tem qualquer identificação com o Estado que administra atualmente o território do qual eles se julgam os possuidores. 
Por outro lado, existem nações coexistindo com outras em um mesmo Estado de forma harmônica sem perder a identidade nacional, como por exemplo os catalães na Espanha, que, sem abrir mão de sua língua e história próprias, pacificamente mantém-se ligados de forma coesa aos outros povos que compõe o Estado Espanhol. 
A própria União Européia é uma evolução do conceito de Estado sendo uma organização regional supra-nacional, onde diversas Nações e Estados colocam-se sob uma mesma organização política e legal a fim de conciliarem interesses de ordem econômica, segurança, entre ouros interesses mútuos. 

  • 2 comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (10)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 2

Comentários

Escreva aqui seu comentário...