Lisossomos ou lisossomas são organelas citoplasmáticas que têm como função a degradação de materiais advindos do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por cerca de 50 enzimas hidrolíticas, entre as quais se encontram proteases, nucleases, glicosidases, lipases
Ela é responsável pela digestao intracelular

Respostas

2014-03-04T18:45:49-03:00
Responsável pela eliminação de substancias toxicas e partes da própria célula que estejam desgastadas.
Espero que tenha ajudado!
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-04T18:46:00-03:00
       Os lisossomos se formam no citoplasma,formados no Complexo de Golgi sua função é fazer a "limpeza", degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia. 
2 5 2
Ou seja.... Responsável pela Digestao INTRAcelular