Leia os textos a, b, c, d apresentados a seguir e identifique a principal função da linguagem apresentada em cada um: (0,6)

a)

Conceito de Publicidade

O termo publicidade (com origem no latim publicus e que em português significa "tornar público") designa qualquer mensagem impressa ou difundida e todas as técnicas associadas, cujo objetivo seja o de divulgar e persuadir, com fins comerciais, uma ideia, um produto ou serviço, uma marca ou uma organização junto de um determinado grupo de potenciais clientes - o designado mercado-alvo. É, portanto, um tipo específico de propaganda, mas com fins exclusivamente comerciais que, no âmbito do marketing, faz parte da política de comunicação da organização ou empresa.

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/publicidade.htm

R.:

b)

R.:

c) “Estou me sentindo uma inútil, mesmo sabendo o quanto Deus me ama. Não sei por que isso acontece comigo. Os problemas são tantos que às vezes, penso que não conseguirei derrotá-los...”

R.:

d) E água, e luz e energia

subiam na taxação

E era salário descendo

Carestia em ascensão

Ao sabor de muitos ventos

Soprados pela inflação.. (Literatura de Cordel)

R.:

- Leia o texto abaixo e responda às questões 2 e 3:

2) (UFRN, 2012) No slogan “CELULAR: Não Fale no Trânsito”, uma característica da função CONATIVA da linguagem é: (0,2)

a) a objetividade da informação transmitida.

b) a manutenção da sintonia entre a STTU e o público-alvo.

c) o esclarecimento da linguagem pela própria linguagem.

d) o emprego do verbo no modo imperativo.

1

Respostas

2014-03-04T21:29:36-03:00
A:Metalinguístiica b:referencial c: emotiva d:poética 2- d 3- linguagem mista 4- b  5- c