Estou precisando de uma ajudinha aqui.É o seguinte,minha professora de história pediu no trabalho trimestral que elegêssemos um conto infantil e com ele fizéssemos uma adaptação de acordo com a história do Brasil colonia.Um exemplo:Na história da chapeuzinho vermelho,o lobo poderia ser um português e a chapeuzinho vermelho poderia ser um índio.

Gostaria que vocês mim dessem uma ideia sobre um conto infantil que eu pudesse retratar um desses temas abaixo:

-Os Jesuítas
-As missões Jesuíticas
-A dissolução das missões
-Os bandeirantes e o apresamento de índios nos sertões
-Os bandeirantes e a descoberta das minas de ouro
-A guerra dos Emboabas
-A revolta de Felipe dos Santos
-Concubinato na colônia
-A compra de alforrias
-Escravos de ganho

Escolha um dos temas acima e tente encontrar um conto infantil que se encaixe.Não se esqueça de falar os papeis dos personagens.

2

Respostas

2014-03-04T21:02:28-03:00
Os bandeirantes e a descoberta das minas de ouro com a historia de joao e maria , joao e maria sao filhos de bandeirantes e chegam até uma mina de ouro e la sao encurralados por uma velha louca que quer proteger suas terras...
1 5 1
Não tem como vc me dar só mais um exemplo??
joao e maria sao filhos de um rico bandeirante que as perdem sem querer, as crianças acabam se deparando com uma mina cheia de ouro mas quando estao prestes a sairem para contar a novidade ao pai sao rapitados por uma senhora ja castigada pela idade e o trabalho q ja sabendo do risco q corre caso tenha seu lar invadido mantem as crianças pressas maltratando as e obrigando a servir como escravas ... mas assim q o pai descobre ele... AI VAI DE VC TERMINAR A HISTORIA E INCLUIR UNS DETALHES ...
ok
Obrigada!!
mgn :D
A melhor resposta!
2014-03-04T23:29:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Talita,

Interessante sua atividade.

Vamos lá!

Os bandeirantes e a descoberta das minas de ouro
e Cachinhos dourados.

Era uma vez vários índios que viviam em suas aldeias, fazendo guerras com outras tribos quando havia mais disponibilidade de alimentos, buscando ampliar seus territórios de caça e coleta.

Um dia quando os guerreiros haviam saído, aparecem vários homens brancos com muitos índios de lugares distantes. Entram nas aldeias, comem a comida, estupram as índias. Quando os guerreiros chegam, encontram muitas ocas destruídas, queimadas.

Finalmente, depois de muita busca nas diversas aldeias, eles encontram os responsáveis por aquela destruição. Infelizmente, são muitos e estão usando armas que os índios nunca viram, armas que cospem fogo e fumaça.

Mais assustados ainda, percebem que vários daqueles homens eram muito brancos, quase como a lua e algumas das flores das flores das plantas.

Já haviam ouvido falar de algo semelhante, mas se trata da primeira vez que eles veem de verdade uma pessoa assim.

Ficaram ainda mais impressionados quando esses homens pediram para falar com o cacique. Junto com muitos guerreiros e na presença do cacique, aquelas pessoas falaram que buscavam o metal amarelo usado por alguns dos índios daquela tribo.

Quando perceberam que os índios não falariam sobre o local do qual extraíam o ouro, os bandeirantes paulistas disseram que fariam uma magia muito forte contra os índios. Trouxeram uma bacia e longe dos índios para que eles não percebessem o cheiro, encheram a bacia com álcool dizendo ser água e colocaram fogo.

Nesse momento, disseram aos índios que eles, os bandeirantes, colocariam fogo nos rios até eles secarem, de modo que todos na região morreriam de sede e fome, pela falta de peixes.

Os índios, assustados, contaram sobre o local em que havia ouro. A cada mês foram chegando mais homens, de todas as cores, brancos, índios, e negros que foram matando os índios diretamente e indiretamente com as doenças epidêmicas que traziam.

Olhando os enormes buracos na terra e a enorme destruição, o último índio daquela tribo morreu.

Fim da história.

Outra ideia para história é "O Concubinato na colônia" e "o conto de Cinderela".

Bons estudos!
2 5 2
Muito obrigada!!:)
Meus parabéns,quanta criatividade! :)
Por nada, Talita. Grato pelo elogio. Obrigado por escolher a melhor resposta. Bom aprendizado! ;-D
:)