A lei Eusébio de Queirós foi aprovada no Brasil em 1850, respectivamente foi promulgada a lei do Ventre Livre em 1871 e a lei dos Sexagenários em 1885. Essas leis antecederam a lei Áurea que pôs o fim direto na escravidão brasileira em 13 de maio de 1888. A partir dessas afirmativas assinale a única alternativa correta.
A) A lei Eusébio de Queirós foi promulgada no Brasil por pressão dos ingleses que:queriam o fim da escravidão pensando em novo mercado consumidor para seus produtos, este mercado consumidor seriam os negros que com o fim da escravidão passariam a ganhar salários e teriam dinheiro para comprar produtos que a Inglaterra comercializava no Brasil.
B) A lei do Ventre dizia que todo filho de escravo ficaria livre após 12 anos, sendo assim, os garotos trabalhavam como escravos até completar 19 anos para não ser jogados na rua e ao completar 20 anos eles compravam sua liberdade.
C)A lei dos Sexagenários dizia que todo escravo a partir de 60 anos ficaria livre.Com essa lei a situação do escravo melhorava, pois, todos eles poderiam comprar terra com a indenização obrigatória da lei , que recebiam do senhor pra ir embora.
D)Com o fim da escravidão no Brasil os próprios donos de grandes fazendas foram obrigados a trabalhar na lavoura, pois , não tinham mais os negros que trabalhavam para eles.

1
Quais as alternativas?

Respostas

2014-03-05T15:32:39-03:00