Respostas

2013-05-08T18:15:59-03:00

Naquela época não havia nenhum tipo de manejo florestal e muito menos a preocupação em preservar, o que provocou profundos impactos com a destruição de enormes florestas. 

Os portugueses, ao chegar ao território brasileiro, criaram um lugar para armazenar o pau-brasil até o momento de ser exportado para a Europa. Para locomover a madeira e cortá-las eram utilizados a mão-de-obra de índios que trabalhavam em troca de apetrechos como roupas, pentes, espelhos e etc., sem contar que os indígenas recebiam em forma de presentes utensílios como machados e serras, com intuito de aumentar a rapidez do corte. Essa relação de troca entre o europeu e o índio era chamada de escambo. 
Os índios davam pau-brasil para qualquer branco que oferecesse algum presente, de forma oportunista os ingleses e franceses começaram a realizar o tráfico. 
Com a intenção de exploração por parte dos ingleses e franceses, Portugal se sentiu ameaçado, pois esses poderiam se fixar, então Portugal enviou um grupo conhecido como ‘guarda-costas’ que tinham o dever de proteger a costa brasileira.

1 5 1