A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos [...] E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chonicle. In: William M. Bowsky. “The Black Death: a turning point in history?” New York: HRW, 1971 (com adaptações). O testemunho de Agnolo di Tura sugere que:

A.A Igreja buscou conter o medo, oferecendo a perspectiva de salvação e de vida eterna aos crentes.
B.O drama vivido pelos sobreviventes se relaciona com a falta de cuidados com o enterro dos mortos.
C.O flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos, causando a morte de muitos amigos e parentes.
D.A impressão deixada pelo número de mortos fez com que muitos se revoltassem contra os senhores feudais.


8. 2014/Sem Fonte: O poema abaixo, do século XII, retrata a insatisfação camponesa, na região da atual França. Após lê-lo, responda a questão proposta: Juntemo-nos por um juramento,Defendamo-nos a nós a aos nossos bens,E venceremos a todos. (...)E assim poderemos ir aos bosques,Usar a madeira que escolhermos,Ter os peixes que quisermos,Comer a carne dos animais.Poderemos realizar nossas vontades,Nos bosques, nas águas, nos prados. O motivo da insatisfação camponesa, mostrada pelo poema, é:A.O grande número de obrigações que deviam aos senhores feudais
.
B.Os elevados impostos que tinham que pagar aos senhores feudais e à Igreja.
C.Exigiam o direito de utilizar os bosques.
D.Criticam a interferência da Igreja em seus assuntos particulares.
9. 2014/Sem Fonte: Tanto a produção agrícola e artesanal, como a pecuária, realizadas dentro do feudo, tinham como objetivo:
A.Fornecimento de produtos para serem trocados no comércio com o Oriente.
B.Fornecimento de produtos para serem comercializados na Rota da Seda.
C.A subsistência daqueles que viviam dentro do feudo.
D.Atender as necessidades de luxo da nobreza.


10. 2014/Sem Fonte: Na sociedade feudal, a posição de uma pessoa dependia de seu nascimento. Assim, o filho de um nobre era nobre por toda a vida. E o filho de camponeses, mesmo trabalhando duro, não conseguia alterar sua posição social.No auge do feudalismo europeu, a sociedade era dividida em três ordens ou estamentos:
A.Os nobres, a cavalaria e os servos.
B.Os guerreiros, os padres e os escravos.
C.A Igreja, os cavaleiros e a burguesia
.
D.O clero, a nobreza e os camponeses.

1
me ajudem por favor
agradeço na hora

Respostas

2014-03-06T14:50:56-03:00
Da primeira questão: a resposta é C. A igreja se utilizou dela para botar medo nos crentes, dizendo que aquilo era uma intervenção divina para aqueles que viviam em pecado.

8.C

9. Uma das características do feudalismo foi a diminuição do comércio, de modo que sua produção era basicamente para sua subsistência. Resposta C.

10. d
oi vc poderia me explicar a 8 e 10 por favor ?