Respostas

2014-03-06T18:46:10-03:00
O império Romano foi o maior império da antiguidade. Maior em realizações culturais e maior em extenção territorial mesmo. Seu imenso tamanho foi conquistado com muitas guerras pelas quais eles submeteram outros povos ao seu domínio e anexaram mais e mais territórios ao seu. a Expansão romana é esse processo de conquista e dilatação das fronteiras. As chamadas guerras púnicas formam as batalha mais importantes travadas pelos romanos nesse processo de expansão. Nela os romanos combateram contra Cartago (ex-colônia fenícia no norte da África). Roma tornou-se realmente uma potência após vencer os cartagineses. Se tivesse perdido a guerra a História seria outra e Cartago teria sido o maior império da antiguidade. Os exércitos cartagineses eram liderados pelo general Aníbal que atravessou o Mediterrâneo para lutar na Europa com seus elefantes. Assombrou os romanos, mas no final foi derrotado.
2014-03-06T19:32:33-03:00
A base da economia romana eram os escravos, então expandir o território era uma estratégia econômica. Foi intensa a conquista de novos territórios durante o período imperial, durante o reinado de Otávio.
O grande território foi também o grande causador do colapso romano, já que eram mais fáceis as invasões, havia muita fome e pobreza, e não havia como administrar isso por muito tempo.