Tarefa

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QUESTÃO

1



(ENADE2013)

Uma sociedade
sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com
respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e
consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em
condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma
sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das
riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos
seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou
de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à
felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a
envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia
plena.

TAVARES, E. M.
F. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013
(adaptado).



Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.

I.
Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de
políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.


PORQUE

II.
O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são
entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter
finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de
trabalho na acumulação de capital.


A respeito dessas
asserções, assinale a opção correta. (0,25)


A) As asserções I e II
são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II
são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma
proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma
proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II
são proposições falsas.



2) (ITA/SP) Há algum tempo, apareceu na imprensa
a notícia de uma controvérsia sobre a Lei da Aposentadoria, envolvendo duas
teses que podem ser expressas nas sentenças abaixo.





I. Poderão aposentar-se os trabalhadores com 65
anos e 30 anos de contribuição para o
INSS.










II. Poderão aposentar-se os trabalhadores com 65
anos ou 30 anos de contribuição para o INSS.






Aponte a alternativa que apresenta a interpretação que NÃO pode ser feita
a partir dessas duas sentenças. (0,25)


a) De acordo com I, para aposentar-se, uma
pessoa deve ter simultaneamente, pelo menos, 65 anos de idade e, pelo menos, 30
anos de contribuição para o INSS.


b) De acordo
com II, para aposentar-se, uma pessoa deve ter simultaneamente, pelo menos, 65
anos de idade e, pelo menos, 30 anos de contribuição para o INSS.


c) De acordo
com II, uma pessoa que tenha 65 anos de idade e 5 anos de contribuição para o
INSS poderá se aposentar.


d) De acordo
com II, para aposentar-se basta que uma pessoa tenha 65 anos de idade, pelo
menos.


e) De acordo
com II, para aposentar-se, basta que uma pessoa tenha contribuído para o INSS
por, pelo menos, 30 anos.




3) Os gêneros textuais circulam em
esferas sociais específicas (jornalística, escolar, jurídica, religiosa,
científica, artística, dos negócios, cotidiana etc.). Em cada uma dessas esferas
de troca social circula uma multiplicidade de gêneros. Com base nessa
informação, cite um gênero textual (oral ou escrito) que frequentemente é usado
na esfera escolar e, em no máximo 5 linhas, apresente o seu conceito. (0,5)




TEXTOS PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES:




Texto
I

Aluna de
sorte

Na escola, é dia de prova oral. Então, o professor pergunta a
Mariazinha:

- Mariazinha, diga três pronomes!!

E Mariazinha responde:

- Quem? Eu? Por quê?

E o professor diz:

- Parabéns, Mariazinha!! Corretíssimo!!!

Fonte: Autor desconhecido



Texto II







4) (Pucsp
2008 - adaptado)
A um
conjunto de regularidades relativamente estáveis no que diz respeito à função
social, produção, circulação e consumo de um texto, bem como aos seus aspectos
composicionais e linguísticos, dá-se o nome de gênero textual. É por razões
assim que um leitor proficiente não confunde uma receita de bolo com uma carta,
uma passagem de ônibus com uma nota fiscal, por exemplo.


Considerando para os textos acima esses mesmos aspectos, identifique o gênero textual (nome do texto) de cada um. (0,5)



5) Qual é a sequência tipológica (tipo textual) que predomina no texto I? E
no texto II? (0,5)




6) Reconheça as intenções
comunicativas de cada um. (0,5)




por Tatianehey

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