(Unifap) A doença de Chagas é uma doença infecciosa e parasitária, que existe somente no continente americano. É causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Foi descoberta pelo Carlos Chagas, médico e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, em 1909, na cidade de Lassance, localizada na região norte de Minas Gerais. As formas de transmissão da doença são:
Nota: a resposta deve ser a soma das alternativas assinaladas.

(01) Pela picada de mosquitos do gênero Anopheles sp., que inoculam formas infectantes do flagelado Trypanosoma cruzi.
(02) Através da transfusão de sangue de indivíduos infectados.
(04) Através da ingestão de alimentos que contenham fezes de triatomíneos infectados, tais como caldo-de-cana e açaí.
(08) Pela dispersão das larvas de Trypanosoma cruzi presentes no ar.

2

Respostas

2014-03-07T10:51:46-03:00
As respostas corretas são; 
N°: 1 e 2
1 2 1
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.

A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho.
Obrigada *-*
A melhor resposta!
2014-03-07T10:54:42-03:00
Olá
(4)
(2)
Entendido?????
2 5 2
Obrigada ♥ . Poderia me explicar?
Há ainda casos recentes no Pará que podem estar ligados ao consumo de açaí, estão sendo pesquisados para comprovar essa ligação, pois a fruta pode ser tirada junto com o inseto transmissor e o preparo do alimento talvez não seja seguro.
A infecção também pode se dar por transfusão de sangue ou transplante de órgãos, ou por via placentária
Muito obrigada meeeeeeeeesmo ♥
nadaaa :)