Respostas

2014-03-07T12:42:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Luciana,

1)  A seleção natural é um dos processos evolutivo. Como ela atua no ambiente?

Luciana, essa frase é meio estranha em termos de processo evolutivo. Não é a seleção natural que atua no ambiente, mas o ambiente que permite a ocorrência da seleção natural.

Por exemplo, antes da invenção da pecuária e da agricultura, a maior parte dos seres humanos eram intolerantes ao glúten e à lactose (açúcar do leite) quando chegavam à vida adulta.

No entanto, devido ao glúten e (afinal , ao cultivo do trigo que permitia fazer o pão) e do leite (e, portanto, da lactose) se tornarem elementos essenciais da alimentação humana, a maioria dos indivíduos que sobreviviam e tinham descendentes eram pessoas que podiam consumir esses produtos, de maneira que, na atualidade, quase todas as pessoas podem consumir esses alimentos sem problemas.

Esse é um bom exemplo de processo evolutivo.

Reforçando: a seleção natural ocorre quando algumas características permitem ao indivíduo sobreviver mais tempo e reproduzir mais, de maneira que as gerações seguintes as apresentem com maior frequência.

Por exemplo: em uma ilha houve uma grande seca prolongada por alguns anos, na qual os únicos recursos alimentares eram uma frutas duras e maiores que o normal da alimentação de uma espécie de pássaro. Aqueles indivíduos dessa espécie que tinha bicos maiores e mais duros conseguiam comer enquanto os demais, na ausência de outros alimentos, morreram.  Como pode imaginar, nas próximas gerações os filhotes eram descendentes daqueles que tinham bicos maiores e mais longos, tendo grandes chances de apresentar as mesmas características que seus antepassados.

2. Porque podemos afirma que a nossa espécie, de certo modo, ''engana" a seleção natural?

Isso ocorre em razão de termos medicina, o que possibilita o tratamento de pessoas com doenças "mortais" quando não tratadas. Por exemplo, com 30 anos minha avó teve câncer. Devido a um procedimento cirúrgico, ela ficou curada e pode ter mais filhos. Outros casos mais graves seriam pessoas que nascem com sistemas imunológicos fracos, de modo que, no ambiente natural, morreriam em poucos dias, mas podemos mantê-las vivos por um tempo e tratá-los, de modo que possam viver uma vida normal e deixar descendentes.

Desse modo, enganamos a seleção natural ao desenvolver técnicas e conhecimentos que possibilitam pessoas com problemas fatais na natureza continuem vivas e possam deixar descendentes.

Bons estudos!

2 5 2