Respostas

A melhor resposta!
2014-03-07T16:50:05-03:00
Tabatinga fica situada a margem esquerda do rio solimões,tambem é banhada pelos rios içá,japurá,hapapóris,traíra,puterê,puerê e cunha, a principal avenida da cidade é a avenida da amizade que termina na cidade de letícia na colombia.
1 5 1
2014-03-07T18:38:27-03:00
A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, na fronteira Brasil-Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha.

Tabatinga foi por um longo período um subdistrito de Benjamim Constant, que era o distrito-sede da região. Foi a partir de 10 de dezembro de 1981, através da Emenda Constitucional nº 12 do Estado do Amazonas, que Tabatinga desmembrou-se de Benjamim Constant, tornando-se um Município Autônomo, sendo instalado em 1º de fevereiro de 1983.

Aspecto geográfico:

Tabatinga está localizada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru, sua temperatura oscila entre 25° e 32° C. Possui uma área de 3.239,3 km2. Segundo o IBGE, , a população soma 37.700 habitantes, sendo 73,43% na área urbana e 26,57% na área rural, com densidade de 9,88 hab/km2.

Toda a região está coberta por florestas (altas, baixas e pouco densas) e, hidrograficamente, pertence à bacia do rio Amazonas, sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá e vários de seus afluentes, tais como: Hapapóris, Traíra, Puretê, Puruê e Cunha.