O valor de uma corrida de táxi é uma função polinomial do primeiro grau do número x de quilometros rodados. por uma corrida de 7 quilometros,paga-se R$23,00 e por uma corrida de 10 quilometros,paga-se R$ 32,00. Aplicando-se o valor de uma corrida de 90 quilometros durante um mes á taxa de 10% ao mes,com o juro obtido será possivel fazer um corrida de táxi de :
A) 8km
b)8,4 km
c)9 km
d)9,6 km
e) 10 km

2

Respostas

2014-03-07T17:55:01-03:00
Achei 8,4 km (letra b). Você tem a resposta aí? Estando certa te mando o cálculo... rs
1 1 1
sim
mas preciso dos cálculos minha linda.
então, eu fiz da seguinte forma: achei o valor da corrida de 90km por uma simples regra de três ( 90km . 32,00 = 10km . y ). O valor da corrida deu 288,00. Calculei 10% desse valor, que é igual a 28,80. Em seguida fiz outra regra de três com os 10% (28,80 . 10km = 32,00 . w), que deu 9km. Refiz aqui os cálculos e dessa vez deu 9km. É isso mesmo a resposta que você tem aí?
isso mesmo.
A melhor resposta!
2014-03-07T19:32:22-03:00
Polinomial do primeiro grau: ax+b=0
no caso x=valor do km rodado e tem que ser o mesmo nas duas corridas,
trabalhar com sistema de equações
1ª corrida 7x=23,00               7x=23                             
2ª corrida 10x=32                10x=32 o valor de x tem que ser igual nas 2: soma os                                                      2 termos da equação 
                                           17x=55 ⇒ x=55/17
 3ªcorrida de 90km  
  y= valor da corrida           y=90*(55/17) ⇒ y=291,18
J=C*n*i    C=291,18; i=10%a.m.=10/100=0,1; n=1
J=291,18*0,1*1 ⇒ j=29,118≈29,12
z=numero de corridas a fazer com os juros
z=29,12/x; z=29,12/(55/17)=9,000727  ⇒z≈9 corridas
1 5 1