Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu DeusCoisas que prum cearense não existe explicaçãoQualquer pinguinho de chuva fazer uma inundaçãoMoça se vestir de cobra e dizer que é distraçãoVocês cá da capitá me adiscurpe essa expressãoNo Ceará não tem disso não...Tem disso não, tem disso não...(Luiz Gonzaga)

Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)


3. Compare os dois textos apresentados e explique as diferenças entre eles, considerando: as linguagens, os tipos de texto e as funções da linguagem de cada texto.

1

Respostas

2014-03-07T18:46:51-03:00
Eduarda,

No primeiro texto temos uma linguagem mais informal que o segundo. Um homem do interior falando sobre as coisas da capital que são estranhas e que para ele não convém.
No segundo texto a escrita é formal, levando em conta que é uma notícia de um jornal muito famoso e de qualidade. 

Espero ter lhe ajudado!