Respostas

A melhor resposta!
2014-03-07T19:45:58-03:00
A razão é econômica.
UE e Rússia disputam a Ucrânia como parceiro econômico. Após recente recusa a adesão à UE, a população revoltou-se pelo governo ser favorável aos russos.
A Ucrânia situa-se entre dois mundos: o russo e os ocidentais europeus. É passagem de importantes oleodutos e gasodutos que partem da Rússia para a Europa. No momento há a disputa pela Crimeia, área de grande carga cultural para ambos os envolvidos.
13 4 13
  • Usuário do Brainly
2014-03-07T19:51:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A Ucrânia foi território russo durante a antiga União soviética, mas com a sua extinção em 1991, a Ucrânia passou a ser um país independente.  Desde o seu desmembramento da Urss, a Ucrânia passou a ter influências de países ligados a União europeia, mas por forças politicas internas nunca conseguiu ingressar no bloco econômico. Essas forças estão dividas, do lado oriental do país, está a população mais próxima a Rússia e que fala o idioma Russo, e é ligado À antiga União soviética. Na parte ocidental do país, está a população interessada na aproximação com a União europeia.  Com os protestos recentes, motivados pela recusa do presidente Viktor Yanukovych  em manter laços com a união europeia, houve vários confrontos entre manifestantes e militares que ocasionou a morte de vários manifestantes, fato que culminou com  a destituição do então presidente.  Após a sua destituição, Yanukovych acusa o parlamento de dar um golpe de estado, fato que faz com que a Rússia intervir no país. Essas tensões entre os dois países, podem ter motivos econômicos, já que as principais rotas do gasoduto que abastecem a Europa atravessam a Ucrânia.
6 4 6