Na hipótese (improvável, é claro) de uma catástrofe que destruísse toda a informação sobre a cultura do século 20 e só restasse uma coleção de discos de David Bowie para contar a história, os arqueólogos do século 23 não estariam em tão maus lençóis assim. A paisagem que emergiria da música, das fotos e das letras falaria de vaidade, excesso, individualismo, confusão, vácuo. Ou seja, bastante sobre a humanidade no breve século 20.

Bia Abramo. Folha de S.Paulo. 27/10/97.

A respeito do texto acima são feitas as seguintes afirmações:

I - A autora refere-se, exclusivamente, à exigência básica para que qualquer escrito seja considerado um texto: a unidade temática.

II – “Vaidade, excesso, individualismo, confusão, vácuo” são, segundo a autora, características da cultura do século 20.

III – “A paisagem que emergiria da música, das fotos e das letras”: nesse trecho, percebe-se uma noção de texto bastante ampla, tal qual a sugerida por Alberto Manguel em sua História da leitura.

Sobre essas afirmações, pode-se dizer que :

Escolha uma: a. somente a I e a II são falsas. b. todas são verdadeiras. c. somente a I é falsa. d. todas são falsas.

1

Respostas

2014-03-07T22:24:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Flavinhafrc, resposta letra C "somente a I é falsa", pois "unidade temática" não é exigência básica para que um escrito (qualquer) seja considerado um texto (vide Marchusci).
A III está correta, sei já que tenho e li o livro do argentino Alberto Manguel e ele trata muito das imagens. 
14 4 14