Respostas

A melhor resposta!
2014-03-08T22:05:05-03:00
De forma resumida Citoplasma é todo o interior da célula que contem orgânulos importantes para sua sobrevivência e reprodução. Esses orgânulos são:

Mitocôndrias: tem a função de quebrar a glicose e produzir energia em forma de ATP.
Ribossomos: produzem proteínas para a replicação de DNA e reprodução celular.
RNA: em algumas células funciona como o DNA em outras comanda a síntese de proteínas para a replicação.
DNA: material genético da célula que se encarrega de comandar todo o metabolismo da mesma.
Complexo de Golgi: Serve para distribuir os componentes das células como se fosse um correio, ele empacota enzimas e as manda para o retículo endoplásmatico.
Retículo Endoplasmático liso: reserva os "pacotes" do complexo de golgi e produz esteroides para destruir o álcool e outras coisas.
Retículo Endoplasmático rugoso: o mesmo que o liso e também sintetiza proteínas por ter ribossomos aderidos em suas membranas.
E muitas outras que não caberiam aqui mas esse é o principal
1 5 1
2014-03-08T22:07:34-03:00
O citoplasma das células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante à da membrana plasmática. Essas estruturas formam uma complexa rede de canaisinterligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático, que pode ser de dois tipos: Rugoso (granular) e liso (agranular). O rugosa, ou ergastoplasma é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de ribossomos aderidos à sua superfície externa. O liso é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, portanto de superfície lisa. Os dois tipos estão interligados e a transição entre eles é gradual, observando o retículo endoplasmático, partindo do rugoso em direção ao liso, vemos as bolsas tornarem-se menores e à quantidade de ribossomos aderidos diminui progressivamente, até deixar de existir.O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias  no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol. Outras funções são: o armazenamento de substâncias e o controle da pressão osmótica do hialoplasma. O retículo Endoplasmático liso também é responsável pela produção de lipídios, desintoxicação do organismo (fígado) e ajuda a catalisar as reações químicas na célula, já o rugoso é responsável pela produção de proteínas  graças a presença dos ribossomos. As proteínas fabricadas penetram nas bolsas e desloca-se em direção ao aparelho de golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais do retículo endoplasmático liso.