Existem algumas doenças humanas relacionadas à atuação dos lisossomos de nossas células. Uma categoria destas patologias (doenças de armazenamento) é decorrente de mutações que resultam na perda ou inativação de enzimas lisossômicas. Como consequência, os substratos destas enzimas não são digeridos e se acumulam no interior dos lisossomos, resultando o rompimento da organela e na histólise dos tecidos. Há algumas poucas décadas, desenvolveu-se um tratamento para este tipo de patologia, denominada de Terapia Lisossomotrópica, que consiste na aplicação de vesículas lipídicas produzidas artificialmente, os lipossomos, que contém a enzima lisossômica desejada em seu interior. Associada à membrana destes lipossomos, existem sinais que serão reconhecidas pela membrana plasmática das células-alvo e promovem a endocitose da vesícula. Ao final do processo, os lipossomos são digeridos nos lisossomos, liberando a enzima ausente ou deficiente em seu interior, restaurando sua composição enzimática.

Com relação a este procedimento, descreva a rota que o lipossomo percorrerá no interior da célula, desde a recepção do sinal pela membrana plasmática da célula-alvo até sua digestão nos lisossomos.

1

Respostas

2014-03-08T22:01:36-03:00
Essa é para  poucos,breve resumo: 

O transporte através da membrana plasmática com o uso de proteínas canais ou carregadores específicos é uma opção para o transporte de íons e pequenas moléculas, enquanto o transporte por meio de vesículas é empregado em caso de volumes maiores, sejam líquidos ou sólidos.
2 5 2
Com relação a este procedimento, descreva a rota que o lipossomo percorrerá no interior da célula, desde a recepção do sinal pela membrana plasmática da célula-alvo até sua digestão nos lisossomos. tem certeza que pode ser isso ?
Biologia é meu forte rs
Hoje estudo Direito,mas a biologia é para sempre ,abração
Blz obgd de verdade !