Considerando que as funções de oferta e de demanda de um determinado bem fossem: P = 4.000 + 400Q e P = 5.000 – 100Q. Pede-se:
A) qual é o preço e a quantidade de equilíbrio de mercado? (PESO: 1,5 pontos)
B) qual será a Receita Total dos Empresários no ponto de equilíbrio de mercado? (PESO: 1,5 pontos)

2

Respostas

2014-03-08T22:28:54-03:00

quando esta em equilíbrio,os pesos estão iguais ou seja
a) 4000+400q=5000-100q

500q=1000

q=1000/500

q=2


a quantidade de equilíbrio é 2,e o preço é 4800 pois basta substituir o valor de q encontrado em qualquer equação que dará o mesmo valor

b) A receita total sera a soma das duas equações no ponto de equilíbrio,4800+4800=9600

2 3 2
obrigada!
sinezio
por favor, poderiam explicar passo a passo os cálculos?
A melhor resposta!
2014-03-08T22:34:04-03:00
Para se ter o equilíbrio de mercado os as funções preços são iguais, então:

a) 4.000+4Q=5.000-100Q => 5Q = 10, onde Q=2 (quantidade), logo o preço de equilíbrio é: P = 4.000 + 4.2 = 5.000 - 100.2 = 4.800 

b) A receita é o preço multiplicado pela quantidade, então: R = P.Q, obtemos:
R = 4.800 x 2 = 9.600 
6 4 6
entendir a explicação valeu
Perdoe-me Alinna, foi erro de digitação, mas o desenvolvimento está correto. Na verdade toda a expressão dividimos por 100, obtendo: 40 + 4Q = 50 -Q => 5Q = 10.
não entendi, favor explicar passo a passo.
Porque 4Q, SE ERA 400q?
Foi erro de digitação, mas o desenvolvimento está correto. Na verdade toda a expressão dividimos por 100, obtendo: 40 + 4Q = 50 -Q => 5Q = 10.