Por favor, preciso que me expliquem urgente como chegar ao resultado dos seguintes exercícios:

1) Calcule, em caso, as coordenadas do ponto médio do segmento com extremidades nos pontos:

a- A(4, -1) e B (-2,3)

b- C(-3, 3) e D (3, -3)

c- E(0,8, 3) e F (2, -3)

d- G(-3, √2) e H(-4, √3)

2) Verifique se estão, ou não, alinhados os três pontos em cada caso:

a- (-1, -1), (2, 2) e (3,3)

b- (1, 0), (2, 1) e (-1, -2)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-08T22:44:26-03:00


para calcular o ponto médio X e Y basta usar as formulas

Ponto médio

x=(x1+x2)/2

Ponto médio y=(y1+y2)/2

ex:

a) x=(4+(-2))/2

x=2/2--->x=1

y=(-1+3)/2

y=2/2-->y=1

então coordenada ponto médio (1,1)a 2 questão vc vai ter que usar o determinante  da matriz para verificar se estão alinhados,se o determinante der 0,estão alinhados

1 5 1
Muito obrigado, ajudou bastante! ^^
2014-03-08T22:53:55-03:00
A)
Ponto médio do X =  \frac{Xa + Xb}{2}  ->
  Ponto médio do X =  \frac{4+(-2)}{2}  ->  \frac{4-2}{2}  ->   \frac{2}{2} = 1

Ponto médio do Y =  \frac{Ya+Yb}{2}  ->   \frac{-1+3}{2}   ->    \frac{2}{2}   = 1

Ponto médio = (1,1)
Só fazer as outras nesse mesmo modelo. Ajudei?
E na 2, você só precisa tacar aqueles valores no gráfico!

1 5 1
Ajudou muito!
Muito obrigado! Consegui compreender direitinho! ^^