Cite e explique quatro aspectos que demonstram ser o conhecimento da biologia importante para o homem?

Peça mais detalhes ao usuário Lorenavazoler

Respostas Sair

Por tratar-se da ciência que estuda a vida, a biologia sempre mereceu atenção dos estudiosos, ela faz-se presente, não apenas em nosso planeta, mas no cosmos (falo aqui da astrobiologia, pois são inúmeros os compostos orgânicos, ou seja, à base do elemento carbono, que já foram detectados em cometas, meteoritos e no espaço; esses dados são de extrema importância devido ao fato de todas as formas de vida da Terra serem compostas de carbono, isso desde um simples vírus até o ser humano). Através do estudo da VIDA, compreendemos os seres, em todos os seus aspectos, ou seja: 
composição química, 
reprodução, 
crescimento, 
movimento, 
fisiologia, 
metabolismo, 
organização celular, 
interação com seu habitat; aspectos estes necessários para garantir a sobrevivência e perpetuação da espécie. 

Aplicam-se os conhecimentos da biologia 
- na medicina, através do estudo de doenças, sua profilaxia e o desenvolvimento de vacinas e remédios; 
- na agricultura, desenvolvendo alimentos transgênicos; 
- na clonagem, que a priori, seria uma solução para a falta de órgãos a serem transplantados, além de ser uma esperança para os quadraplégicos, os portadores de esclerose múltipla e outras doenças congênitas; 
- na genética, com a decodificação do genoma humano; 
- na ecologia, com o estabelecimento de uma relação equilibrada entre o homem e o meio ambiente, visando a sua preservação.
Cara Lorena,

A biologia ajuda a compreender o metabolismo e funcionamento dos diversos sistemas do próprio corpo humano, auxiliando a propor tratamentos e o desenvolvimento da própria medicina (1).

Outro aspecto importante é a compreensão das relações entre as diversas espécies que compõem os ecossistemas (2), evitando que o desequilíbrio nessas relações gere grandes impactos econômicos, sociais, e humanitários. Por exemplo, uma praga arruinou a colheita da batata na Irlanda no século XIX, gerando falta de alimentos e fome generalizada. Milhões de pessoas morreram de fome e outras imigraram.  Assim, compreendermos o funcionamento de vírus e outras pragas ajuda o ser humano a evitar situações semelhantes.

Também é importante citar que a biologia ajuda a compreender o próprio comportamento humano através dos estudos da neurociência, do comportamento animal, dentre outros elementos importantes (3).


Através de estudos da biologia podemos prever e antecipar o surgimento de doenças (4), por exemplo, conhecendo o fator Rh do tipo sanguíneo do pai e da mãe, podemos estar mais preparados para atuar no caso de uma eritroblastose fetal.

A biologia também ajuda na produção de plantações mais eficientes, bem como em uma agropecuária mais eficaz (5). Talvez, em um futuro breve, tais atividades sejam substituídas pelo cultivo de células em laboratório, outra importância do estudo desse campo de conhecimento para o ser humano. Veja, nesse sentido, a palestra de "Andras Forgacs: Couro e carne sem matar animais" (basta colocar esses termos no you..tube ou no google com a palavra ted .

Bons estudos!

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas