Respostas

2014-03-09T21:32:34-03:00
Não. A PM é composta de militares, recebem treinamento militar e se cometem alguma infração são julgados em tribunais militares. A estrutura militar só serve para forças armadas, pois sua função é proteger a nação de inimigos externos e fornecer um treinamento rigoroso para situações extremas. O militar é desumanizado nesse processo, ele não pode questionar a autoridade e nem as ordens de seus superiores e devem enxergar no outro um inimigo. O militar é treinado para matar e humilhar. Portando não se pode esperar que um PM trate os cidadãos de forma humanizada, por isso vemos tantas denúncias de abusos por parte de PMs.

A PM é resquício da Ditadura de 64. O nosso processo de democratização ocorrido em meados da década de 80 ainda está incompleto com a presença, endossada pela CF 88, da PM. O ideal seria a dissolução da Polícia Militar. A desmilitarização tornaria o policiamento ostensivo mais humanizado além de oferecer direitos trabalhistas e uma carreira melhor para o policial. Pois, hoje, um candidato deve escolher se deseja ser policial ostensivo (PM, das ruas) ou investigativo (civil). Quando o policial militar não tem mais idade nem condições físicas de patrulhar as ruas, ele é relegado a uma tarefa burocrática no quartel e toda sua experiência é jogada no lixo. Em muitos países, o policial começa com patrulhamento uniformizado, depois, mais tarde com mais idade e experiência, ele faz carreira dentro da polícia como detetive até chegar a uma espécie de delegado.

Vale lembrar que a desmilitarização não significa desarmar a polícia. Mas torná-la humanizada, civil, treinada e preparada para neutralizar e desarticular a criminalidade.