Ajuda!!

Indique a transitividade dos verbos nos períodos a seguir.Em seguida,escreva seu significado.

a)A garota aspira o perfume da rosa.
b)A garota aspira ao cargo de diretora da empresa.
c)O médico assiste a criança.
d)O médico assiste ao jogo da seleção.
e)O caçador visou o pássaro.
f)Todos visam ao reconhecimento de seus esforços.

2
Por favor me ajudem
preciso muito da ajuda de vcs

Respostas

2014-03-09T14:43:16-03:00
A) Aspirar - verbo transitivo direto 
Significado: A garota respira (sente) o perfume da rosa
b) Aspirar -  verbo transitivo indireto 
Significado: desejar, apetecer. A garota deseja o cargo de diretora da empresa.
c) Assistir - verbo transitivo direto
Significado: o médico ajuda a criança
d) Assistir - verbo transitivo indireto 
Significado: O médico vê o jogo
e) Visar - verbo transitivo direto
Significado - O caçador mirou o pássaro
f) Visar - verbo transitivo indireto
Significado - ter em vista

1 5 1
Sim
É que amanhã eu tenho prova e estou desesperada!
Manda, eu ajudo
Vou adicionar a pergunta e já já te passo o link.
Agradecida.
A melhor resposta!
2014-03-09T16:07:28-03:00
Vamos lá, faça a pergunta ao verbo:
VTD = Verbo transitivo direto
VTI = Verbo transitivo indireto
VI = Verbo Intransitivo

a)A garota aspira o perfume da rosa.
Quem aspira, aspira alguma coisa ou a alguma coisa, nesse caso é "aspira alguma coisa", respirar, sorver.VTD

b)A garota aspira ao cargo de diretora da empresa.
É ao contrário do anterior "aspira a alguma coisa", pretende, deseja.VTI

c)O médico assiste a criança.
Quem assiste assiste alguém ou a alguma coisa, nesse caso "assiste a criança", prestar assistência, ajudar. VTD

d)O médico assiste ao jogo da seleção.
Nesse caso é ver, ter o direito. (o médico vê o jogo...) (preposição A + O artigo = AO) VTI

e)O caçador visou o pássaro.
No sentido de apontar, mirar "ele mirou (apontou) para o pássaro". VTD

f)Todos visam ao reconhecimento de seus esforços.
No sentido de pretender, ter em vista (...visam ao (prep.A+O art.= AO) reconhecimento) VTI
É isso!

2 5 2
Muito Obrigada!! :)
Valeu pela explicação.
Como eu disse, precisando estou aqui.
:)