1-calcule a massa de cloreto de potassio(KCl) a patir da decomposição de 3mol de cloreto de potassio(KClO3), formando cloreto e gas oxigenio(O2).

KClO3 -------> KCl + O2

3-calcule a quantidade de materia de aluminio necessaria para se obter 51g de oxido de aluminio(Al2O3), sabendo-se que este é formado a partir da relaçao do alumino com o gas oxigenio(O2).

Al + O2 -------> Al2O3

8-Calcule a massa de zinco(Zn) necessaria para reagir 109,5g de acido cloridrico(HCl), formando cloreto de zinco(ZnCl2) e gas hidrogenico(H2)

Zn + HCl -------> ZnCl2 + H2

11-Quantos litros de gas hidrogenio, nas CNTP, serao necessarios para formar 90g de agua?

H2 + O2 ---------> H2O

Obs.:

Considere nas CNTP que 1 mol = 22,71L

Considere a constante de avogadro = 6,02*10²³

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-09T16:53:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
K = 39 g/mol
Cl = 35,5 g/mol
O = 16 g/mol
Al = 27 g/mol
Zn = 65,4 g/mol
________________________

1)

KClO₃ ---> KCl + O₂

Balanceando:

KClO₃ ---> KCl + (3 / 2) O₂

Multiplicando todos os coeficientes por 2:

2 KClO₃ ---> 2 KCl + 3 O₂

Veja que 2 mols de clorato (e não cloreto) de potássio [KClO₃] geram 2 mols de cloreto de potássio [KCl], então 3 mols de KClO₃ geram 3 mols de KCl

Calculando a massa de 3 mols de KCl:

3~mols~de~KCl=3*(39+35,5)=3*74,5=223,5~g

3) Lembre-se: Quantidade de matéria = Mol

Al + O₂ ---> Al₂O₃

Balanceando:

2 Al + (3 / 2) O₂ ---> Al₂O₃

Multiplicando todos os coeficientes por 2:

4 Al + 3 O₂ ---> 2 Al₂O₃

4 mols de alumínio gera 2 mols de óxido de alumínio

Calculando a massa de 2 mols de óxido de alumínio:

2~mols~de~Al_{2}O_{3}=2(2*27+3*16)=2(54+48)=2*102=204~g

Regra de 3:

Al --------------------- Al₂O₃
4 mols --------------- 204g
x ------------------------- 51g

Multiplicando em cruz:

204*x=4*51\\x=4*51/204\\x=4*1/4\\x=1~mol~de~Al

8)

Zn + HCl ---> ZnCl₂ + H₂

Balanceando:

Zn + 2 HCl ---> ZnCl₂ + H₂

1 mol de zinco reage com 2 mols de HCl. Calculando a massa dos 2:

1~mol~de~Zn=65,4~g
2~mols~de~HCl=2*(1+35,5)=2*36,5=73~g

65,4g de zinco reagem com 73g de HCl:

Zn ---------------- HCl
65,4g ------------ 73g
x ------------------ 109,5

Multiplicando em cruz:

73*x=65,4*109,5\\x=65,4*109,5/73\\x=65,4*3/2\\x=196,2/2\\x=98,1~g~de~Zn

11)

H₂ + O₂ ---> H₂O

Balanceando:

H₂ + (1 / 2) O₂ ---> H₂O

Multiplicando todos os coeficientes por 2:

2 H₂ + O₂ ---> 2 H₂O

2 mols de H₂ geram 2 mols de H₂O.

Como o volume molar nas CNTP é 22,71 L, 2 mols de H₂ ocupam o dobro desse valor, ou seja, 45,42 L

Calculando a massa de 2 mols de água:

2~mols~de~H_{2}O=2*(2*1+16)=2*(2+16)=2*18=36~g

H₂ ------------------ H₂O
45,42 L ----------- 36g
x -------------------- 90g

36*x=45,42*90\\x=45,42*90/36\\x=45,42*5/2\\x=22,71*5\\x=113,55~L~de~H_{2}
2 5 2
valeu, me ajudou bastante
Comentário foi eliminado
2014-03-10T07:31:15-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) 2 KClO3   ------->      2 KCl     +      3O2
   2mol-------------------------2mol
   3 mol -------------------------x

x = 3 mol de KCl

MM KCl ~> 74,5 g / mol 

3 . 74,5 = 223,5 g

2)      MM Al2O3 = 102 g / mol

51 g  / 102 = 0,5 mol
  
   4 Al        +        3 O2      ------->    2  Al2O3

     4mol -----------------------------------------2 mol
       x---------------------------------------------0,5

x = 1 mol de Al

MM Al = 27 g / mol
como d=foram necessário 1 mol = 27 g

8) MM HCl = 36,5 g / mol

36,5 / 109,5 = 0,33 mol


        Zn    +      2 HCl     ------->     ZnCl2   +    H2
         1mol--------2mol
         x -------------0,33 mol

x =         0,165 mol de Zn

MM Zn = 65,4 g / mo

65,4 . 0,165  = 10,791 gramas

11) MM H2O = 18 g / mol

90 / 18 = 5 mol

                    2 H2       +        O2    --------->  2 H2O
                   2mol---------------------------------------2 mol
                     x ------------------------------------------5 mol

x = 5 mol de H2

1 mol ---------- 22,4 L
 5 ------------------Y

Y = 112 L  de H2







1 5 1