Quais os tipos de substantivos e pronomes? Dê exemplos.

2
Então vamos a mais uma descoberta: o pronome substantivo é aquele que substitui o substantivo.
Meu pai gosta de futebol, o seu também gosta?

Sua prima estuda naquele colégio, mas a minha não.

Minha nota foi a maior da sala, e a sua?

Respostas

2014-03-09T16:36:57-03:00
Substantivo é o nome que se d a tudo que ´´e concreto 
concreto : luz mesa parede
abstrato:amor , medo , ternura 

e pronome assume lugar de nomes , pessoais demonstrativos e interrogativo
eu te falei isso 
eu mais pessoal reto
te pessoal ablioquo
isso demonstrativo
ESPERO TER AJUDADO :)
 VOTEEE 
2 4 2
A melhor resposta!
2014-03-09T16:40:03-03:00
O Substantivo é a classe nominal na qual se encontram as palavras que dão nomes aos seres. Ele é classificado de acordo com seus usos e formas, podendo ser:Comum – Designa todos os seres de uma mesma espécie, numa nomeação geral. Ex:menino, guaraná, jornal
Próprio – Particulariza o ser de uma espécie, ou seja, este é o tipo que nomeia pessoas, marcas, lugares e etc., dando-lhes um caráter individual. Além disso, sempre é grafado com a letra inicial maiúscula. Ex: Pedrinho, Antárctica, Jornal O Globo
Concreto – Designa seres de existência independente, em outras palavras, dá nome às coisas que podem ser vistas, tocadas, que estão presentes na vida real.  Ex: casa, livro,bolsa, pedra
Abstrato –  É o tipo que nomeia coisas de existência dependente de um ser e que, justamente por isso, não podem ser vistas, tocadas ou experimentadas de forma concreta na vida real. Ex: dor, doença, amor, compaixão
Coletivo – É o substantivo comum que é utilizado para dar nome a uma coleção ou agrupamento de seres ou coisas. Apesar de ter forma singular, ele sempre transmite uma ideia de plural. Ex: alcateia (de lobos), cardume (de peixes), enxame (de abelhas)Também é possível qualificar os substantivos a partir de sua formação, da seguinte forma:Primitivo – não se forma a partir de outras palavras.Ex: vidro, papel, livro, tinta
Derivado – forma-se a partir de outras palavras e a derivação pode ser percebida na permanência do radical.Ex: vidraça, papelaria, livreiro, tintura
Simples – apresenta apenas um radical.Ex: tempo, caneta, cadeira, panela
Composto – apresenta mais de um radical.Ex: guarda-chuva, porta-malas, girassol, bate-boca, passatempo

Da uma olhada no site 
http://aprovadonovestibular.com/substantivos-%E2%80%93-tipos-e-classificacao.html e também no http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf43.php que la também tem vários exercícios para testar o conhecimento 

Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma.
Existem seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.

2 5 2