Respostas

2014-03-09T16:49:12-03:00
Assim foram designadas certas civilizações cuja organização foi ligada aos ciclos de enchentes e secas de alguns dos grandes rios ou sistemas fluviais antigos, como os Shang na China, os Indos na Índia, os mesopotâmicos e os mais conhecidos egípcios. 
Identificar os períodos de enchentes, que levavam fertilizantes para os áreas alagadas, construir barragens e canais para direcionar as águas, estocar os excedentes para as secas, etc, tornaram-se questões centrais não só na organização destes povos, como levou à formção de governos, burocracias civis e religiosas, estabelecimento de castas de camponeses, escribas, sacerdotes e guerreiros, por exemplo. 
No Egito, a necessidade de utilizar as cheias do Nilo para o preparo da terra para a safra seguinte, levou não só a centralização do poder, como o desenvolvimento da classe sacerdotal e dos escribas, cujas informações permitiam "prever" as cheias. Com o mesmo pano de fundo, porém com variações locais, ergueram-se civilizações associadas ao Ganges, Tigre e Eufrates, Yang Tsé, etc. 
O termo sociedades hidráulicas decorre da chamada "Hipótese Causal Hidráulica"
4 5 4